terça-feira, 1 de abril de 2008

PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO DO BRASIL?

A arte de ser professor Vem desaparecendo nas últimas décadas e não nos damos conta disso. Onde irá parar a educação? Você já se fez essa pergunta? Ou o problema não é seu?
Na realidade a situação da educação no Brasil hoje é problema de todos, mas as pessoas e a sociedade em geral não acreditam nisso. Cruzam os braços. Mesmo correndo o risco de ver seus próprios filhos sem educadores, ou quem sabe educados por uma máquina. Não duvido nada se eles não vão confiar mais em uma máquina do que em nós de carne e osso, e principalmente coração.

Pessimista?...A realidade é que estão sendo formados profissionais diferentes nos cursos Normal, em escolas de ensino médio, principalmente aqui no Rio Grande do Sul. Mas agora governantes estão preocupados em modificar novamente a LDBEN. Certo que já está na hora de mudar alguns parâmetros da educação, a final de contas, já se passaram mais de dez anos, desde a última alteração. Mas esta mudança está sendo pouco divulgada. Será que novamente criarão uma Lei para a educação sem a opinião daqueles que são os maiores interessados nesse processo? Os professores?

O parecer 5/2005 do CNE (Conselho Nacional de Educação) no seu item - PERFIL DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA confirma que nossa função será "docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal...”. Mas o parecer 3/2006 do CNE coloca o nosso curso de Pedagogia Supervisão/Orientação Licenciatura das matérias pedagógicas do Ensino Médio modalidade Normal, sem nenhuma validade. Além é claro de invalidar nosso diploma para concursos, declara como "extinto" o Ensino Médio modalidade Normal. Coloca nosso curso em nível de Pós-graduação... E nós como ficará nossa formação? seremos pós-graduados? Seremos casos omissos? Efeitos de transição? Devendo pagar e refazer algo que já fizemos?

É exatamente por isso que devemos nos levantar, querer fazer parte dessa mudança na LDBEN, não deixar que destitua nosso curso para o que ele realmente nos dá formação, desfigurando totalmente nossas habilitações quando as colocam em nível de Pós-Graduação, sem sequer citar ou fazer referência aos casos de transição. Como vamos nos inserir no mercado de trabalho? Onde vamos trabalhar? Para que servirá todos esses quatro anos de estudo e esforço? Além é claro de estarem retirando à força uma das categorias mais importantes de uma escola.

Devemos nos inteirar mais, procurar cada vez mais nos informar e lutar por nossas posições. Devemos fazer nossos filhos e alunos se interessarem pela vida política de nosso país. Não devemos cultivar a aversão à política como vem sendo feito. Professores sem posicionamento político (não cabo eleitoral) são uma verdadeira arma nas mãos dos poderosos que querem ver nossa educação falida. Leiam, se informem, discutam, levem essa discussão para dentro das salas de aula, não pensem somente em seus cargos e profissões. Os professores precisam ser unidos, pois só assim faremos uma educação diferente sem sermos usados como aparelhos ideológicos do Estado.

Nenhum comentário: