segunda-feira, 16 de abril de 2007

A grande diversidade cultural Brasileira

Qual é a identidade do Brasileiro, branco, índio, pardo, ou uma miscigenação que toma conta de todo território nacional. Porque só nos lembramos dos índios no dia do índio? Porque existe dia para os negros? A população está acostumada a viver em uma bolha pensando que os brancos são de uma raça pura e feita de um tipo só de descendentes. No nosso estado temos uma descendência Alemã, Portuguesa, Indígena etc. também temos descendência Africana, e porque não falar nela.

No ano de 2003 uma lei foi aprovada no Congresso, a 10.639. Esta lei, pouco divulgada diz respeito ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas de todo território nacional. Antes, esse assunto era tratado como uma disciplina transversal, ou seja, que poderia ser trabalhado sim, mas como é trabalhado o dia do índio, por exemplo.

Os professores, que tivessem interesse poderiam trazer esse assunto para a sala de aula, mas que tipo de material esse professor teria para trabalhar esse conteúdo? Os livros de história que trazem o negro como escravo? Nada do que esse povo tem de belo e de cultural para mostrar, tratam os negros como mártires de uma tirania que só faz aumentar, só que antigamente isso era feito as claras, para que todos vissem o poder do Estado (Império) sobre seus súditos. Hoje os grandes detentores de poder vêem na Educação um perigo iminente, pois a partir do momento que uma sociedade começa a despertar para um novo olhar sobre sua cultura, começa a saber, que nem só de sofrimento viveu o negro, passa a entender a importância de cada indivíduo e se define como importante, esse ser passa a exigir mais de seus governantes.

A negritude brasileira está em todos nós e agora devemos lutar para que ela venha à tona, saiam de baixo dessas mazelas as quais tem tido significância apenas para quem quer que a população permaneça bitolada e inerte. Os movimentos sociais são ameaças para os governantes politiqueiros, mas é a busca incessante pela liberdade das minorias em nosso Brasil. Assim um assunto tão importante como esse que também é um tabu para pessoas racistas tem de fazer parte urgente do currículo escolar, onde terá a dimensão que merece e assim todos aqueles marginalizados poderão, quem sabe começarem a levantarem a sua bandeira e não mais se esconderão nas sombras dos que se acham superiores e eternos.

A cultura africana é muito forte e pouco respeitada em nosso estado, mas tem uma enorme relevância na nossa formação étnica no Brasil inteiro. A população negra no Brasil é de 6,2%, isso equivale a 11 milhões de pessoas, pode parecer pouco, mas a base na nossa etnia é composta por negros. As escolas não ensinam a realidade dessa etnia e escondem, exatamente como fazem com as outras etnias (Índios) denegrindo a verdadeira história, atrás de fachadas de leis e pareceres que devem sim serem criados, mas que não devem nunca permanecerem ocultados ou não difundidos para todos os brasileiros de norte a sul do Brasil.

Nenhum comentário: